Por vezes, inchaço, vermelhidão e coceira nas mãos são acontecimentos triviais, que desaparecem sozinhos em pouco tempo. Mas, se eles persistem e se surgem associados a outros sintomas, podem indicar problemas de saúde e um alerta. Neste caso, um médico especialista deve ser procurado.
Alguns dos sintomas são:
Inchaço nos dedos
Pode indicar consumo em excesso de sal ou de álcool, que prejudica a circulação sanguínea e favorece o aparecimento da hipertensão. Também pode indicar hipotireoidismo, o funcionamento deficitário da glândula tireoide. Se o inchaço for concentrado em uma única mão, pode ser que um conjunto de artérias, veias e nervos esteja comprimido. O inchaço prolongado pode indicar doenças vasculares.
Coceira e ardor Se as palmas estiverem ardendo e vermelhas, pode ser sinal de dermatite, uma doença crônica da pele. Entre as dermatites, a mais comum é a de contato, irritação causada pelo uso de produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos, entre outros.
Unhas brancas, fracas ou amareladas Pode indicar falta de ferro suficiente no corpo e, consequentemente, anemia .
Mãos frias
Pode indicar problemas com a circulação e com o sistema nervoso.
Feridas que demoram muito tempo para curar
Pode ser sinal de diabetes
Tremor nos dedos
Pode indicar a falta de vitamina B1, B6, B12 e E no organismo.
Mudança de cor nos dedos
Se vier acompanhada de dor, enrijecimento e formigamento nos dedos, pode indicar um problema na coluna, nos vasos sanguíneos ou mesmo uma doença cutânea.
Fonte: Minha Saúde
Dr. João Nakamoto
CRM 104.340
Formado em Medicina pela USP e especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia da Mão pela USP, responsável pelo Grupo de Mão e Microcirurgia da UNICAMP, médico do Núcleo de Cirurgia da Mão do Hospital Sírio Libanês e médico do Grupo de Mão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.